top of page
  • Dra. Claudia Amorim de Almeida

A importância da postura adequada e da boa flexibilidade na prevenção de dores no corpo

Você sabia que muitas tendinites, artroses e hérnias discais se desenvolvem devido a postura inadequada que a pessoa adota ao longo da sua vida?

O corpo desalinhado distribuirá o peso nas articulações de forma errada sobrecarregando algumas regiões além do normal, e também permitirá que os músculos se encurtem ocasionando a rigidez muscular.

Por exemplo, a presença de um desalinhamento na coluna, que poderia ser a coluna em S conhecida como escoliose, pode fazer com que a pessoa jogue mais seu peso em uma perna, levando ao desgaste das articulações. O paciente pode chegar no consultório sem dor alguma na coluna e sim e um dos joelhos. Tratar somente o joelho não resolverá o problema, pois a causa da sua dor está na coluna. Por isso a importância do diagnóstico médico e fisioterapêutico que achará a causa do problema e cuidará do corpo no seu conjunto.

Os tipos de tratamento são diversoso, a Reeducação postural global (RPG), a quiropraxia, oesteoterapia, Pilates, isostretching, cada um com a sua técnica, mas todos com o mesmo objetivo: alinhar a coluna, os membros, melhorar a respiração e condicionar a musculatura para que ela fique forte e alongada, prevenindo as dores e tensões do corpo.

O fisioterapeuta de acordo com seus conhecimentos irá eleger as técnicas mais adequadas de acordo com a necessidade do paciente. Durante o tratamento o paciente terá mais consciência da postura adequada para adotar no seu dia-a-dia diminuindo os vícios posturais e poderá inicar uma atividade física do seu agrado, mas tendo em mente que o trabalho corporal, principalmente os alongamentos, são primordiais para a saúde do corpo.

Reserver pelo menos 30 minutos do dia para exercícios respiratórios e alongamentos trará só benefícios ao corpo e à mente. Lembre-se, o acompanhamento médico é primordial, e pois este excluirá outras causas que não sejam posturais.

Dra. Claudia Amorim de Almeida - Fisioterapeuta | clauamorim@ig.com.br

4 visualizações0 comentário

Comentários


whatsapp_cor.png
bottom of page