top of page
  • FisioFoco

HIDROTERAPIA PARA GESTANTES

Atualizado: 14 de out. de 2022

A gravidez é uma ocasião de intensas alterações físicas e emocionais, exigindo certos cuidados. Diante destas mudanças, é importante a gestante fazer uma atividade fisica para que passe todo este periodo bem disposta. Os exercícios na água são os mais indicados, principalmente para a gestante não habituada a uma atividade fisica ntes da sua gravidez. É importante consultar o médico quanto a alguma problema que impossibilite a realização dos exercícios na água.

Os problemas mais comuns do período gestacional, são:

- Má postura: O peso do bebê tira seu equilibrio à medida que ele cresce, portanto você pode arquear demais as costas, projetando o abdômen para frente; - Aparecimento de veias varicosas e edema (inchaço) das pernas; - Dor lombar; - Incontinência urinária; - Cãimbras: Em geral, aparecem à noite, provocando contrações dolorosas nos músculos da barata da perna e dos pés.

Os exercícios na água favorecem a flutuabilidade que dá uma sensação de ausência de peso na água facilitando os movimentos; auxiliam o retorno venoso diminuindo a incidência de varizes e edemas nas pernas; ajudam a tonificar os músculos respiratórios, diminuindo a falta de ar na gestante; proporcionam menor incidência de lesões porque os movimentos são mais lentos e os músculos abdominais podem ser fortalecidos sem forçá-los; leva ao relaxamento corporal aliviando as dores musculares; e ativam a função intestinal por causa da massagem da parede abdominal pela água.

A hidroterapia é realizada somente por fisioterapeutas e compreende o alongamento, aquecimento, resistência, exercícios localizados e relaxamento com exercícios respiratórios, mediante uma avaliação fisioterapêutica prévia. A gestação e o parto exigirão muito do seu corpo, portanto, quanto mais você se preparar fisicamente, melhor se sentirá.

Bibliografia:

KISNER, Carolyn. COLBY Lynn Allen. Exercícios terapêuticos: Fundamentos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Manole, 1998. CAMPION, Margaret Reid. Hidroterapia: Princípios e prática. 1ed. São Paulo: Manole 2000. PREVEDEL, Tania Terezinha Scudeller, CALDERON, Iracema de Mattos Paranhos. Repercussões maternas e perinatais da hidroterapia na gravidez. RBGO, São Paulo, v.25, n.1, 2003. FENWICK, Elizabeth. Gravidez: 101 dicas essenciais. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997.

8 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp_cor.png
bottom of page