top of page
  • Dra. Sabrina Arizono Maccapani

Você sabe o que é hidroterapia e quais são seus benefícios?

A hidtroterapia é uma modalidade de reabilitação que utiliza água e suas qualidades únicas como benefício para diversos tratamentos, além de é claro, ser muito prazerosa.

A água possui propriedades físicas que ajudam os pacientes a realizar atividades que em solo seriam impossíveis ou muito mais difíceis. Uma dessas propriedades é o empuxo, que alivia o estresse nas articulações que sustentam o peso, permitindo uma movimentação muito mair, já que a gravidade dentro da água está muito mais reduzida. Isto quer dizer que pessoas que apresentam problemas como artrose, excesso de peso, problemas ortopédicos, neurológicos, dores crônicas entre outras, vão se beneficiar muito com a hidtroterapia.

Além do empuxo, a água oferece uma resistência natural que vai auxiliar no fortalecimento muscular, e quanto complementada com acessórios o resultado pode ficar muito melhor.

Outra propriedade é a pressão hidrostática, que é a pressão que a água faz sobre todas as áreas do corpo imerso, sendo proporcional à profundidade e a à densidade do líquido, ou seja, a água também ajuda na diminuição de edemas (inchaço).

O tratamento deve ser realizado por um fisioterapeuta em uma piscina aquecida, fazendo com que haja um maior relaxamento muscular e conseqüente diminuição da dor. Para que haja um melhor resultado, a terapia deve ser realizada individualmente.

Os benefícios da hidroterapia são:

- diminuição da dor; - relaxamento muscular; - melhora da ADM (amplitude de movimento); - reducação de edemas (inchaço); - fortalecimento muscular; - melhora da circulação, através do aumento da circulação periférica; - estabiliza as articulações; - permite o ortostatismo e marcha em pacientes que não conseguem nem ao menos ficar de pé quando estão fora da água; - estimula o equilíbrio, propríocepcãoe coordenação; - melhora da confiança, autoestima, ansiedade e stress; - melhora da capacidade pulmonar.

Todas estas qualidades têm feito com que, cada vez mais médicos reconheçam os benefícios que este tipo de tratamento traz aos seus pacientes, indicando esta modalidade e vendo resultados significantes.

Além disso, muitas pessoas procuram a hidroterapia como um tratamento preventivo de doenças. Nada como unir o útil ao agradável, não é mesmo?

Dra. Sabrina Arizono Maccapani - Fisioterapeuta - Crefito 3/7/9911-F | saarizono@hotmail.com

19 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


whatsapp_cor.png
bottom of page